Postado por: Love-sama outubro 22, 2015



TSUBOMI 2009 a 2012 (Houbunsha)

Finalmente entramos na fase das revistas especializadas em yuri.

Com lançamentos trimestrais, Tsubomi surgiu em 2009, mas em 2010 passou a ser bimestral (meses em pares). Tsubomi foi considerada a mais importante do gênero yuri já que a mesma vinha publicando grande volume de mangás de autores famosos como Morinaga Milk, Megane Otomo, Nawoko, Mitsuru Hattori, Izumi Kazuto e Fuka Mizutani, dentre outros.
  A revista não possui link direto

A revista teve ao todo 21 edições. Em sua ultima edição trouxe o capítulo final do mangá Akihito Yoshitomi's Sisterism. As demais séries de mangá que vinham sendo publicadas tiveram suas conclusões em outro momento, porém a editora Houbunsha anunciou com brevidade aos seus leitores como seriam essas publicações. A editora ainda se comprometeu com as copilações dos mangás serializados na Tsubomi, além de manter o site da Tsubomi atualizado (Tsubomi Web Comic). A verdade é que não existe mais esse domínio na web, mas você pode acessar o  site da editora Houbunsha e encontrar novidades por lá.

O anunciou do fim da revista não agradou aos fãs pois a revista, bem como sua editora não haviam demonstrado nenhuma intensão em finalizar as atividades, o que deixou esse anuncio ainda mais difícil de ser aceito.


YURI SHIMAI 2003 a 2004 (Sun Magazine)

Vários autores queridinhos como Morinaga Milk e Akiko Morishima passaram pela Yuri Shimai, além de obras marcantes como foi o caso de Strawberry Shake. Dentro do gênero yuri a revista era especializada em romance juvenis, leiam nas entrelinhas "o amor entre colegiais". Sob esse modelo as narrativas eram o diferencial entre os mangás, pois aqui o popularizado seinen e o apelativo ecchi eram deixados de lado em busca de uma narrativas mais sérias em detrimento aos problemas e soluções dos casais yuri. 

Yuri Shimai tinha lançamento trimestral e rapidamente conquistou seu espaço no pequeno mercado das revistas especializadas em mangás do gênero yuri. Também chegou a  publicar one-shots e light novels. Seu encerramento foi em 2004, porém finalizou tudo mesmo em 2005 pouco antes do período que seria para o lançamento do sexto volume. Em julho do mesmo ano ela foi revivida como Comic Yuri Hime, agora da editora Ichijinsha, trazendo boa parte dos mesmos autores de mangás. A primeira Comic Yuri Hime nos deu o prazer de conferir a arte de Hibiki Reine (ilustrador das light novels da série Maria-sama ga Miteru) em sua capa.

COMIC YURI HIME 2005 (Ichijinsha)

A sucessora da Yuri Shima teve que ralar bastante para conquistar um lugar ao sol, pois a revista Yuri Hime, como é mais conhecida, era dependente financeiramente da revista Comic Zero Zum, somente em 2008 tornou-se independente. Como era motivo para comemoração, o décimo primeiro volume (lançado em 18 de janeiro de 2008), incluía um extra chamado de Petit Yuri Hime com artistas da própria revista e de outros seguimentos (Comic Yuri Hime S, Yuri Hime: Wildrose). Claro que os boys não poderiam ficar de fora, então essa Comic Yuri Hime S é um segmento para eles. Calma não fiquem triste meninas, a Comic Yuri Hime tem aproximadamente 70% de leitoras entre jovens e adultas. É nós no poder xD

Dentro dessas maravilhosas páginas de papel jornal podemos encontrar mangás com temas dos mais variados tipos, diversos estilos visuais, ainda tem os nossos artistas queridinhos e aquele velho espaço convidativo para novos talentos. Na Yuri Hime não existe um padrão, o que importa o relacionamento entre duas figuras do sexo feminino (sim aqui inclui bakemonos, mononokes, aliens, animais). Essa revista é sem dúvida uma excelente divulgadora do conteúdo yuri, o reflexo de todo esforço já veio e vem com a excelente audiência conquistada ao longo de décadas de publicações.

COMIC YURI HIME S 2007 (Ichijinsha)

Tamanho foi o sucesso da Comic Yuri Hime que logo surgiu a Comic Yuri Hime S com lançamentos trimestrais. Os mangás aqui são mais dos gêneros shounen e seinen, e, busca do publico masculino. A revista também conta com o gênero moe. Em 2010 foi fundida com a Comic Yuri Hime, mas continua com suas publicações voltadas para os leitores masculinos. O que antes não era interessante para a revista passou a fazer parte do seu acervo e vem conquistando também os leitores de seinen, shounen e moe. Os adolescentes masculinos não eram descartados porém não tinham entrado como público alvo até sua criação. A Comic Yuri Hime S vem provando que a editora Ichijinsha de fato compreende muito bem como conquistar os mais diferentes gostos dos seus leitores.

Chegamos ao final da saga. Será que gostaram? Essa foi a nossa viagem por dentro das revistas japonesas sob a visão do nosso gênero mais desejado (yuri). Nem preciso dizer que espero por vocês para as próximas matérias. Abraços yuris!! xD

Deixe um comentário

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Yuri Connect - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan adapted by Moe -