Postado por: Love-sama fevereiro 09, 2016



A Ásia é sem dúvida o paraíso mais revolucionário das Histórias em Quadrinhos (HQs) e com a popularização dos mangás isso tudo só veio a se confirmar, por isso não demorou muito para surgirem os produtos coreanos (manhwa 만화 man-hwa) e chineses (manhua 漫畫 ou 漫画 mànhuà) no ocidente. Graças a internet podemos conferir, mesmo sem saber o idioma, o trabalho dos manhwaga (만화가) e manhuajia (漫画家), ambos equivale ao mangaka.

Quem disse que boas histórias em quadrinhos entre os asiáticos é especialidade apenas dos japoneses?

Manhuas e manhwas vem conquistando espaço expressivo entre os fãs de mangás e animes com um formato que se assemelha ao mangá, mas existem vários pontos que diferem um do outro a exemplo do sentido da leitura. Os mangás são lidos da direta para esquerda enquanto nos manhuas e manhwas acontece o posto, nos permitindo ler no sentido ocidental (da esquerda para direita).


É comum confundir manhwa com manhua por serem bem parecidos em suas características. No modelo chines as classificações são geralmente três: ação, infantil e político, bem diferente dos coreanos que optam por trabalhar suas histórias para garotos, garotas e adulto. Essas classificações são as mais usadas na formação de uma história, mas é possível encontrar demais gêneros em uma mesma obra. No quesito traços é bom darmos uma olha em especial nas personagens. Nos manhuas as feições são mais realistas com cenários menos detalhados mas rico em cores. No modelo coreano os personagens apresentam a face mais intensa com alguns exageros e esses rostos estão sempre acompanhados por cabelos bem desenhados, com corpos de proporções próximas ao real (sempre esbeltos) e olhos bem marcantes diria que até mesmo reveladores de emoções. Existe um ponto interessante que percebo mais nos manhwas do que nos manhuas, chegando acreditar que se trata de algum tipo de técnica em relação ao uso do degradê encontrado em praticamente todos os capítulos de um mesmo manhwa. 

Manhuas e manhwas são mais famosos no mundo digital, também conhecidos por webtoons. A palavra webtoon vem das palavras web e cartoon. Webtoons são histórias em quadrinho distribuídas gratuitamente na internet, em sua maioria coloridos, tratando de histórias narradas com menos quadros e com temas mais livres sem aquele apego aos gêneros, em comparação aos mangás. Alguns exemplos de webtoon no estilo coreano seriam Fluttering Feelings (Ssamba) e What Does The Fox Say (Gaji). Boa parte dos webtoons são disponibilizados em sites coreanos e assim traduzidos por fãs que acabam se multiplicando pela rede em varias línguas, divulgando e popularizando-os. 


Desenhar no formato dos manhwas não é exclusividade dos coreanos, existem artistas de outros países sendo manhwagas. Destaco o trabalho da bela tailandesa Ratana Satis onde meus olhos brilham de satisfação sobre os belos traços do seu manhwa Lily Love.

A web continuará sendo nossa maior aliada para desbravar esse novo universo, pois boa parte dos manhuas também encontram-se disponíveis apenas para leitura online a exemplo do famoso Tamen Di Gushi (Tan Jiu) e Magan he Danai (Ermuzibu).



É claro que restringimos os exemplos para obras que retratam yuri em suas histórias, mas há muitos manhwas e manhuas que retratam outros gêneros é só procurar para curtir uma boa leitura ( ˘ ³˘)

Um pouco de Lily Love *-*



Deixe um comentário

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Yuri Connect - Hatsune Miku - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan adapted by Moe -